segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Preparação das cabaças


Gente, tudo bem com vocês?
Como passaram o feriadão?
Iniciando a semana com bastante animo, então!
Bem, tem muitas pessoas que não imaginam como é o processo de preparar as cabaças antes de ganharem a carinha de galinhas.
Pois bem, a cabaça é colhida quando já está seca no pé. Então, ela é armazenada para que termine a secagem, caso ainda não esteja completa. Depois, precisamos remover toda a película que a envolve. Acredito que ela seja uma proteção enquanto a cabaça está crescendo. Não sei. Só sei que é muito trabalhoso tirá-la.
Muita água e braço para deixa a cabaça lisinha. 



Essas 2 caixas da foto levaram o dia todo, da manhã até a noite para ficarem assim. Raspagem com canivete e esfregão de aço. Sempre mantendo-as mergulhadas na água para amolecer a película. É demorado, não acham?
Com as cabaças secas, usamos a furadeira para fazer um micro furo e com uma seringa injetamos jimo cupim. Depois de todos esses passos, vem a parte de pintura e finalização com biscuit. Algumas cores exigem 4 ou 5 demãos de tinta!
Enfim gente, quem pensa que é rapinho ou moleza, com certeza não sabe o trabalho que dá. Tudo é feito manualmente.
Artesanato é assim mesmo, uma arte!
Um excelente inicio de semana a todos e,
Até  mais...




3 comentários:

  1. eu sou do interior e cultivo porongo desde criança e vou ensinar como eu lavo elas.arrume um recipiente grande,um tanque um tunel ou até mesmo uma bacia grande e encha de agua,coloque os porongos de molho e depois de meia hora limpeos passando neles uma esponja de aço,enchague bem,e coloque num local ventilado para secar,não no sol pois pode rachar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu faco esse mesmo processo, so que as vezes nao adianta. tenho uma leva de porongos que nem com uma noite inteira de molho sai a casquinha so com a esponja de aco. e acredito que seja melhor secar a sombra, pois ate roupa fica melhor! os meus porongos nunca racharam, mas vou cuidar.
      Muito obrigada pelo comentario e volte sempre! em breve estarei com muito porongos novos pois ja comecaram a florir e formar os frutinhos.
      Ate mais!

      Excluir
  2. é a primeira vez que meu pé de cabaça da o fruto ela é bem redonda depois deste processo que voces explicaram como faço para corta-las no meio de ficar como cuias para uso em cosinha et...

    ResponderExcluir

Que bom que você visitou o blog.
Volte sempre que quiser,
Abraço
Viviane