terça-feira, 17 de julho de 2012

Renovando um casaco

Roupa de lã que embolam

Minha irmã comprou um casaco de lã de ovelha a alguns anos atrás. O casaco foi confeccionado no tear, com lã natural escura e branca. Ele é muito lindo, de verdade. O problema é que ele se encheu de bolinhas embaixo das mangas e ficou tipo “esgamelado”.
O roupeiro o usou durante anos até que conheci uma fada madrinha para ele: Dona Nenê! Mas vou contar direitinho essa historia.
Andei fazendo uma visita a parentes e me convidaram para conhecer o trabalho dessa senhora muito trabalhadeira. Ela tem mais de 80 anos e faz todo o trabalho com lã, desde lavar no caldeirão, cardar com as cardas manuais, fiar na roca de pedal, tecer e por fim costurar. Inclusive ela me mostrou um casaco dela com mais de 40 anos, perfeito. Ela fez o tecido, bem batido no tear, depois cortou as peças, e costurou o casaco 7/8, com vários bolsos, e ainda com forro de cetim. Chiquérrimo!!
Fiquei muito impressionada que o casaco não estava embolado e parecia novo apesar de tanto uso. Foi aí que ela me explicou que para a lã não embolar é preciso bater bem o pente no tear, e depois, quando a peça for lavada, principalmente com água quente, a lã incha e fecha os espaços e nunca mais embola.
O casaco da minha irmã passou por esse processo. Lavei-o com água quente (saiu um barro = lã pouco lavada) e, vários enxágües depois, coloquei-o para centrifugar na máquina.
Depois de seco passei o papa bolinhas e o resultado foi este:

Bem, espero que ponham em pratica essa dica,
até  mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o blog.
Volte sempre que quiser,
Abraço
Viviane