sábado, 2 de junho de 2012

Voltando a falar das ovelhinhas...

Bem, comentei ontem que uma das minhas mais novas paixões é a lã. Até mostrei a foto das ovelhas e de como são esquiladas. 
O preparo da lã até chegar ao fio é bem longo. Não tenho fotos que mostrem o processo de lavagem. Uma pena! Mas posso dizer que é demorado, beeeeeeem demorado. Eu lavei com água morna várias e várias vezes, usei sabão de pedra e sabão em pó, além de amaciante. Coloquei para secar da forma mais tradicional: penduradas no arame farpado.
Limpas e cheirosas, a lã é penteada nessas cardas, ou seja, cardadas...

Esse instrumento abaixo foi construído pelo meu papi e aperfeiçoado pelo meu noivo. Consiste numa roca bem rudimentar que é acionada pelo fio mesmo. Eu seguro o fio com a mão, giro, e enquanto ela vai rodando vou torcendo o fio, depois o enrolo em volta do cano. 
Me quebrou muito o galho essa "roquinha", só que com a roca verdadeira, tocada com o pé, vai bem mais rápido. Essa vou encomendar, depois mostro aqui.

A vantagem da minha "roquinha" é que carrego ela pra tudo que é lugar. Quando vou pro interior e levo ela debaixo do braço, meu noivo já sabe que vou passar dias fora! Se por um lado ela é demorada para trabalhar, por outro, ela é " portátil" e pode ser fixada em mesas, bancos...
Posso até ter uma roca novinha, mas minha "roquinha" não abandono, ahhh não!!!
Bom final de semana e até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o blog.
Volte sempre que quiser,
Abraço
Viviane