quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mistérios do Fermento em Pó


Muito já se divagou sobre o fermento em pó. Não pode mexer demais. Não pode pôr muito. Não pode pôr pouco. Não pode bater. Não pode isso. Não pode aquilo. Não pode até falar alto!
Quanta coisa as pessoas vão passando de boca em boca, e como diz o ditado: “quem conta um conto aumenta um ponto”.
Já fiz alguns cursos de culinária e, como diz minha amiga Angélica, sou bem participativa. Pergunto tudo que posso. E conferi varias dicas legais.
1 – a medida de uma colher, geralmente pedida em qualquer receita, é uma quantidade que preencha a colher levemente. Pense que se for medir uma colher de água, essa não vai poder fazer um vulcão sobre a colher. Da mesma forma o fermento ou qualquer outro pó.
2 – pode sim bater o fermento. Ele age com o calor e não com o movimento. Até melhor se for batido junto na massa. Ele vai incorporar melhor e será distribuído uniformemente
3 – sobrou massa. Não coube tudo no forno. E agora? Sem estresse. Coloque o que sobrou na geladeira (lembra? Fermento age com o calor). Só não vá deixar pro outro dia também, né? Faça isso apenas pelo tempo de cozimento do primeiro lote de massa.
4 – e o fermento vencido? Não jogue fora. Ele serve para limpar assim como o bicarbonato de sódio. Use como se fosse um sapólio naquele rejunte que teima em ficar escuro. Aconselho a fazer isso nos dias de TPM. Limpa que é uma beleza.
Alguém tem mais alguma dica que queira compartilhar conosco? Pode mandar seu recadinho e vamos esclarecer os mitos e dividir dicas e diquinhas.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o blog.
Volte sempre que quiser,
Abraço
Viviane