terça-feira, 4 de junho de 2013

Produtos Naturais

Meus pães estão ficando cada vez mais sofisticados! Depois de muita procura, encontrei em Santa Maria o pó de uva e a farinha de beterraba para colocar na massa do pão. Tenho me deparado com uma demanda cada vez maior por produtos orgânicos, naturais. Meus pães ainda não são orgânicos pelo motivo principal: custo. A farinha de trigo orgânica custa mais de R$10,00 o quilo. Totalmente inviável! Mas tenho feito com produtos minimamente industrializados.
O fermento, vocês já sabem, bem natural. Ovo vindo da fazenda. Acho até que nunca fiz pão com ovo de granja, comprado em mercado. Na fazenda, as galinhas ficam encerradas no galinheiro, ao lado da horta. Todo dia, além do milho, elas comem as hortaliças que sobram do desbaste. Quem vai a horta colher verduras já conta com uma mesinha para picar as folhas, ao lado do galinheiro. Elas adoram! Parece bobagem, mas se você analisar o que nas granjas comerciais as galinhas comem, já pode supor a diferença em relação ao ovo, né?
Pois bem, além do fermento e dos ovos, o pão leva gordura e geralmente coloco banha, que também veio da fazenda, bem cheirosa! Os porcos, além de bem alimentados com farelo, recebem suplemento de tudo que sobra no cercado. Abóbora, mandioca, também o que sobra da cozinha, onde existe um coletor de cascas de legumes, frutas e verduras. Todo dia, alguém leva o baldinho para os porcos. Penso sempre que, antigamente, meus avós e tios que moravam na colônia e só comiam banha e produtos produzidos e feitos por eles viviam com uma saúde de ferro. Nunca soube de alguém que tenha tido câncer. Não existia azeite e nem gordura vegetal hidrogenada.
Devaneios a parte, voltando ao pão, o açúcar, confesso, uso o refinado. Nada natural. Mas o pão de aveia, granola e mel, leva mel ao invés do açúcar. Já no pão integral coloco açúcar mascavo. Tenho sugestão de uso de açúcar orgânico, e outra de comprar o açúcar mascavo dos produtores. Sugestões aceitas.
Então, meus amigos, tenho procurado fazer o pão o mais natural possível. Agora com a farinha de beterraba, posso deixá-lo rosa, assim como já colori com espinafre processado. O pó de uva não deixa tão colorido quanto a farinha de beterraba, mas temos que analisar os outros benefícios também. Já a farinha de beterraba achei excelente para aquelas crianças que detestam comer o legume. Não precisa ser adicionada só no pão. Massas caseiras, sopas, batidas... Tem muitas aplicações.
            Então é isso, gente! Hoje me excedi no assunto, mas adoro fazer pão, ainda mais esse que é alquimia pura. Um ótimo dia e ate o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o blog.
Volte sempre que quiser,
Abraço
Viviane