sexta-feira, 12 de abril de 2013

Depois de uma longa espera... pão assado!

Pão com fermentação natural é assim mesmo, demora uma eternidade para ficar pronto. Pior é que quanto mais o tempo passa, maior a vontade de comê-lo.
Ontem à noite assei o pão que mostrei aqui. Gente, mas ficou bom! Ficou parecendo pão sovado de mercado, super fofinho. Não entendi muito bem o que aconteceu, mas acho que como renovei o fermento 2 vezes, o poder de crescimento dele estava a mil!
Cada pãozinho ficou com aproximadamente 90g depois de assado. Não reduziu tanto quanto pensei. Acho que foi porque deixei a massa mais firme para sovar.
Agora é controlar a quantidade, se possível, de ingestão diária. Muito difícil! Apesar dos benefícios do azeite de oliva e da farinha de trigo integral, não se pode abusar.







4 comentários:

  1. Oi vivi.... nossa que lindos esses pães... da agua na boca.... rsrsrsrs... teria como me passar a receita, pois vi que vc congela.. pra mim seria muito pratico....meu e-mail fabypaim125@hotmail.com parabéns pelos teus trabalhos... bjs

    ResponderExcluir
  2. Se tu mora aqui em Santa Maria, com prazer te passo a receita. Mas tu precisa da "semente" do fermento. E também ter cilindro, porque para ficar bem crescido e macio precisa cilindrar a massa. E além de tempo também, já que nunca se sabe que horas ele estará pronto para assar, pois depende da temperatura para ele crescer. Mas se tu tem paciência, perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por responder, sou de santa maria, rs..... o cilindro eu tenho.... e tempo tbm.. só não tenho a "semente" do fermento.... Se puder me mandar como faço o fermento tambem, agradeço..... se puder da uma olhadinha no meu blog.... fabypaim.blogspot.com.br.

    Abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, que ótimo que só te alta o fermento! kkk Temos que marcar de tu vir aqui buscar, pois não comecei o fermento do zero, como o levain que alguns blogs comentam que se começa com água e farinha. Ja fiz isso e ficou horrível de forte. Esse fermento que tenho vai batata, água e um pouco de açúcar. Mas tu precisa vir aqui pegar a semente.
      Sobre teu blog, nem precisava falar, já o visitei sim. Uma gracinha! Bjo

      Excluir

Que bom que você visitou o blog.
Volte sempre que quiser,
Abraço
Viviane