sábado, 29 de setembro de 2012

Galinhas

Inspirados no filme Fuga das Galinhas, coloquei uns dentinhos nelas e o resultado foi esse:

O desafio agora é fazer sorrindo! Mas eu consigo!!!
Um ótimo final de semana a todos e até mais...



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bolachas assadas no forno de barro


Sabor de Coisas da Vovó e não de Coisas da Vivi. Se bem que Vivi é neta da Vovó e sobrinhas das Tias... que confusão! Isso que dá ter uma família de mulheres prendadas que nunca dependeram de homens nem pra fazer serviço de carpinteiro!
Minhas tias cortam lenham a machado, só pra vocês terem uma idéia. Normal que eu puxasse por elas e pela minha mãe, claro, que também é multi-uso, já tocou o horror de tanta coisa diferente que já fez.
Então, como comento aqui, vou para a casa das Tias passear, `as vezes. No último final de semana que estive lá, elas resolveram fazer bolachas no forno! Eu amei a idéia, até porque preciso aprender sempre.
Acho que a sequência de fotos são auto-explicáveis, porque atrapalhei minha tia com tanta foto! Mas ficaram uma delícia e em 3h elas estavam assadas, glaceadas e os merengues assados. Claro, sempre se faz merengue para aproveitar a temperatura mais baixa do forno.
Apreciem!
Até mais...



















quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Abelhas zzzzzzz



Já estão enjoados de pintinhos e galinhas? Tudo bem, eu sei que é impossível se cansar deles, mas hoje trago novidades pra vocês. Olhem as coisas mais amadas que pediram para eu fazer!





Eu tinha que fazer abelhas das mais variadas formas para que a pessoa tivesse mais de uma possibilidade de decoração. Então, essas abelhas são cachepôs, ou seja, se você olhar bem na listra, verá que ali está o corte, para abrir. Elas tem um tamanho bom, variam de 18 a 22cm de altura.



 Já essa abelha é bem grandinha, tem uns 35cm de altura e seu tamanho me deu a possibilidade de colocar braços, já que não tem abertura.
Segundo os relatos das clientes que compram meus artesanatos, eles servem para colocar até farinha de mandioca! Fizeram de açucareiro para um chá de amigas consultoras da Mary Kay (que chique!!!) e muito mais.
Gente, as possibilidades de utilização são muitas. Basta ter criatividade, eu sempre digo isso. 
Espero que tenham gostado das minhas abelhas e se voces tiverem mais ideias e quiserem compartilhar, vou ficar bem feliz!
Até mais...






Bom dia gente!
Como prometi ontem, vou contar pra vocês sobre o curso de pasta americana que fiz ontem, na Mauri.
Foi um espetáculo! Eu estava com dúvidas se seria um bom curso, mas superou minhas expectativas. O término estava marcado para as 17h, mas acabou as 18h. A professora foi excelente na apresentação dos temas e a cada demonstração surgiam perguntas e ela, incansavelmente, respondeu e ensinou além do programado.
Aprendemos a cobrir bolo com a pasta

Aprendemos uma receita de cupcake

Uma decoração com glacê real e glacê dourado

E também rosas de pasta de açúcar

Foi uma tarde muito proveitosa e cheia de dicas e diquinhas que vou estar passando aqui para vocês!
Até mais...

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Frequentando mais cursos

Oi gente!!!

Sei que já comentei aqui no blog sobre vários cursos de gastronomia que fiz e ainda continuo fazendo. Pois bem, mensalmente tenho feito os cursos da Mauri. Peraí!!! Vou explicar o que é a Mauri.
Mauri é o nome da loja que vende artigos para festas aqui em Santa Maria. Tem tudo mesmo, formas, produtos de confeitaria, chocolates e muito mais. Todo mês é realizado um curso de alguma coisa. Já fiz de salgados para padaria, pasta americana, cupcakes, popcakes, bolos e recheios, petit gateau, cupcake no copo de sorvete... ufa!!! Uns quantos!
Hoje estarei indo fazer mais um deles, com uma professora de São Paulo. De cupcake com pasta americana, a princípio.
Meu excelentíssimo noivo fala: “ De novo cupcake? Ainda não aprendeu?” Homens acham tudo sempre igual, mas eu e vocês sabemos que tem muitas receitas e modos diferentes de fazer.
Antes de me atrasar me despeço. Amanhã meu post será das novidades que aprendi.
Até mais ...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Assados sem grudar na forma


Falando em alumínios, lembrei de uma dica que colocamos em prática final de semana, quando visitei minhas tias. Estou falando daquela hora que queremos assar uma carne, um frango ou qualquer coisa que possa grudar na forma de alumínio, principalmente com muita gordura. Ninguém gosta de lavar uma forma suja de carne assada, não é?
Então a dica é bem simples: basta forrar a forma com papel alumínio! Gente, isso parece bobagem, mas mesmo que escorra gordura, água, não terá problema. Depois de assado, é só retirar o alimento da forma e jogar fora o papel alumínio. Lave a forma normalmente.
No próximo almoço de domingo, ponha essa dica em pratica!
Até mais...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alumínios espelhados



Mostrei aqui os presentes que ganhei de aniversário. Com o sabão de álcool que meu pai faz, me dediquei a abrir um brilho espelhado nos alumínios. Esponja de aço, água quente e sabão e muito braço. E para espelhar, aquele esfregão de aço de molinhas, bem de leve e com espuma de sabão.
Ficaram uma beleza, né?
Mas não precisa ser o sabão de álcool do meu pai pra ficar brilhando seus utensílios de alumínio. Um sabão de pedra de boa marca também serve. O importante  é , depois de usar a esponja de aço ( bombril), usar o esfregão de aço. Esse sim, com o mesmo sabão de pedra, vai abrir um super brilho nos objetos, mas não pode apertar senão risca.
Ficou a dica!
Até mais...


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Entregas de cumbuquinhas


Mais uma vez fiz a entrega de alguns pintos estilo cumbuquinhas. Tem tido muita saída esse estilo de artesanato, olhem só:




Nesse gansinho, o pinto azul está só dando uma voltinha, ele não faz par com o ganso.
 





É isso aí gente, a produção de galinhas e pintos não pára!
Amanhã trago novas novidades,
Até mais...

domingo, 16 de setembro de 2012

Pizza de sardinha para o domingo


Domingo de chuva pede uma coisinha gostosa pra comer, né?
Bem, eu trabalhei nas cabaças a manhã toda, desde as 6h30m. Mateando e pintando umas abelhas (depois mostro aqui). Chuva e chuva... Tentei sestear, depois do almoço, mas não consegui. Encarnei uma Amélia do lar, coloquei a casa em ordem, como eu digo: “Me botei bonita!” e preparei uma pizza de sardinha, bem rapidinha, pra acompanhar um chimarrão com a vizinha, já que Noivo está trabalhando e só vem à noite. Aconteceu uma situação hilária: quando abri a porta pra levar um pedaço de pizza pra vizinha, ela também abriu a porta e veio me trazer um pedaço de bolo. Acabamos trocando pratos! Mas vizinho bom é assim mesmo, sempre que faz uma coisa boa, oferece ao outro.
Chega de delongas e vamos à pizza:

Massa:
·        3 ovos; (gemas e claras separadas)
·        1 colher sopa de açúcar;
·        1 colher chá de sal;
·        1 x água;
·        2 x farinha de trigo;
·        1 colher fermento em pó;
·        ¼ x de óleo.

Recheio:
  • 1 cebola picada;
  • 2 tomates picados;
  • 2 latas de sardinhas;
  • 1 pitada de sal e de pimenta.
 Modo de Fazer
Massa: Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas e adicione os demais ingredientes. Coloque por último as claras em neve. A massa fica meio mole.
Recheio: Refogue a cebola, coloque o tomate e deixe fazer um molho. Coloque a sardinha e deixe encorpar. Deixe esfriar. Coloque sobre a massa crua e ponha assar em forno pré-aquecido.


Pra quem não toma chimarrão, eu recomendo essa pizza do mesmo jeito. Fica bem levinha porque não tem muito óleo e sua textura é de bolo. Muito boa!!!


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Paneleiro antigo


                                                
Das várias antiguidades que meu noivo me presenteia, hoje vou mostrar para vocês o paneleiro. Não tenho idéia de quantos anos ele tem, mas com toda certeza é bem antigo. Uma pena que foi serrado, ficando só com 4 compartimentos, mas depois de uma boa lixada vai ficar bem lindinho. Pretendo colocar as panelas de ferro que arrecadei lá fora. Elas também precisam de um bom trato. 


Tudo projetos, projetos e mais projetos!

Coisas da Vivi!!!

Vocês também estão envolvidos em projetos? Contem o que andam fazendo de arte!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A danada da Juju


Com 2 meses de vida, Jujuzinha está uma gracinha.
Ela corre atrás quando a chamo. Apesar dos protestos do meu noivo que diz que quando ela ficar adulta vai me atropelar. Mas não resisto!
O que ela mais gosta é de receber carinho no rosto e na cabeça. E se paro, ela dá cabeçada. Cheia de personalidade, a danada!
E pensando no futuro, comecei o treino para a Juju ser uma boa vaca de leite, olhem só.





É muito bom estar em sintonia com os animais!


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Santo Antônio casamenteiro



Vocês acreditam em Santo Casamenteiro? Eu acho muito engraçado as loucuras que fazem com a imagem do Santo Antônio. Meu noivo brinca dizendo que o meu está até hoje no freezer. Não vou negar, tenho um Santo que ganhei de uma tia. Mas gosto dele pela história dela com ele, pela devoção que ela tinha que deixou o pobre Santo todo esfolado de tanto se agarrar nele! Ela o carregava na bolsa e enfrentou muitos problemas, inclusive de saúde com muita fé no santinho.
Outra coisa é fazer simpatia. Nisso não acredito. Colocar no copo d’água, na geladeira, deixar de ponta cabeça... nem pensar!
Recebi encomenda de bonequinhos de Santo Antônio que deram um trabalhão, mas valeu a pena, ficaram muito meiguinhos. Eles tem em torno de 10cm de altura e o abuso ficou por conta dos pés com chinelinhos. E nem preciso dizer que os cabelos foram feitos com fios de lã produzidos por mim.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Preparação das cabaças


Gente, tudo bem com vocês?
Como passaram o feriadão?
Iniciando a semana com bastante animo, então!
Bem, tem muitas pessoas que não imaginam como é o processo de preparar as cabaças antes de ganharem a carinha de galinhas.
Pois bem, a cabaça é colhida quando já está seca no pé. Então, ela é armazenada para que termine a secagem, caso ainda não esteja completa. Depois, precisamos remover toda a película que a envolve. Acredito que ela seja uma proteção enquanto a cabaça está crescendo. Não sei. Só sei que é muito trabalhoso tirá-la.
Muita água e braço para deixa a cabaça lisinha. 



Essas 2 caixas da foto levaram o dia todo, da manhã até a noite para ficarem assim. Raspagem com canivete e esfregão de aço. Sempre mantendo-as mergulhadas na água para amolecer a película. É demorado, não acham?
Com as cabaças secas, usamos a furadeira para fazer um micro furo e com uma seringa injetamos jimo cupim. Depois de todos esses passos, vem a parte de pintura e finalização com biscuit. Algumas cores exigem 4 ou 5 demãos de tinta!
Enfim gente, quem pensa que é rapinho ou moleza, com certeza não sabe o trabalho que dá. Tudo é feito manualmente.
Artesanato é assim mesmo, uma arte!
Um excelente inicio de semana a todos e,
Até  mais...




sábado, 8 de setembro de 2012

entrega de pintinhos


Olá meus amigos!
Quero compartilhar com vocês a minha felicidade por ter tantos acessos. Sinal de que estão gostando do blog, não é mesmo?
Pois bem, assim como os acessos estão aumentando, as encomendas também, graças a Deus!
Encomendas de pintinhos, cofres, e até de doces! Sim, também faço docinhos e cupcakes.
Por hoje, gostaria de compartilhar a entrega de pintinhos que fiz pra uma amiga. Azuis, vermelho e marrom. Vejam como ficou,






Então é isso, galera, e até o próximo post...

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fofurices em Marrom e Rosa


Fiz umas fofurices na cor marrom e rosa: cupcakes, popcakes e bombons de rum.
Cupcakes foram cobertos com pasta de leite em pó. Não há dúvida que fica bem melhor do que com pasta americana. Para um detalhe, a pasta americana é a melhor escolha, principalmente pela textura. Já para um uso maior, como a cobertura toda, eu preferi a pasta de leite em pó porque dá pra comer com gosto. Agrada todo mundo, substitui perfeitamente a outra pasta.




Os popcakes de chocolate rosa foram feitos com bolo de chocolate e os de chocolate escuro foram feitos de bolo vermelho.






Os bombons de rum foram cobertos por chocolate e a flor também é de pasta de leite em pó.



Garanto a vocês que ficou tudo uma delícia!
Se preferirem, eu também faço a mesma cobertura de pasta americana sem problemas.

Garotas, por hoje é isso e, até mais...